quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exemplos Alegoria


Alegoria, que é tomada a partir do significado "allos" a palavra grega para falar, representa o transporte de sentido de uma história para além do seu significado literal. Alegoria é uma técnica literária e uma figura de linguagem no idioma Inglês, onde uma história ou trama é contada de uma forma mais imaginativa em vez de usar apenas a língua comum ou simples. As histórias foram criadas para colocar a ênfase na moral da história, em vez de os detalhes narrativos. A alegoria é um artifício literário onde a condição interior das personagens é refletido em seu ambiente externo. Isso às vezes também é usado como uma metáfora ampliada. Eles normalmente são usados ​​nas formas narrativas em prosa, como drama, ou verso (poesia) exemplos Alegoria etc caem em duas categorias, a saber, alegoria de temas abstratos ea alegoria histórica ou política. O primeiro tipo de alegoria, ou seja, alegoria de temas abstratos é freqüentemente empregado na literatura de desenvolvimento espiritual e os personagens geralmente representam certos traços, como esperança, maldade e ódio, etc

As obras contendo alegoria pode ser classificada de acordo com a época em que foram publicadas, a época clássica, a era medieval ea era moderna. Na época clássica alegoria de Platão da caverna foi um dos exemplos bem conhecidos de alegoria. A Bíblia Sagrada, especialmente o Antigo Testamento e O Livro do Apocalipse no Novo Testamento, está repleto de ilustrações alegóricas. As parábolas contadas por Jesus Cristo são também bons exemplos de alegoria, dois dos quais são "O Filho Pródigo" e "O Bom Samaritano". A era medieval usado alegoria subjacente usa ficcionais ou retórico. A partir da era moderna, O Senhor dos Anéis é um exemplo clássico de alegoria para a Segunda Guerra Mundial. Há também muitos exemplos alegoria outros para crianças, como O Mágico de Oz e A Revolução dos Bichos. Alegoria também podem ser encontradas em obras diversas, filmes e séries de televisão como "Star Trek" e "The Twilight Zone". Vamos ver mais sobre exemplos de alegoria.

Exemplos de alegoria na Literatura

Dada a seguir são alguns exemplos alegoria em Inglês e Literatura, classificados de acordo com o período em que eles eram populares:

Alegoria na Idade Clássica

* Encontrando problemas - Qu Yuan

* Fedro (Alegoria Chariot) - Platão

* De nuptiis philologi et Mercurii - Marciano Capella

* O Romance da Rosa (Roman de la Rose) - Guillame de Lorris

* As Mulheres de Tróia - Eurípides

* Fábulas de Esopo - Esopo

Alegoria na Era Medieval

* A Divina Comédia - Dante Alighieri

* Piers Plowman - William Langland

* O Livro da Cidade de Senhoras - Christine de Pizan

* Psychomachia - Prudêncio

* A Pérola - John Steinbeck

* Everyman (A Invocação de Everyman)

Alegoria da Era Moderna

* Um Conto de Natal - Charles Dickens

* A Máscara da Morte Vermelha - Edgar Allan Poe

* As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

* Black Beauty - Anna Sewell

* Um Conto de uma banheira - Jonathan Swift

* Animal Farm - George Orwell

* Moby Dick - Herman Melville

* O Peregrino - John Bunyan

* O Senhor das Moscas - William Golding

Exemplos alegoria em Poesia

Muitos poetas têm usado esse artifício literário em suas obras para entregar a mensagem através da representação simbólica ou figuras. É uma forma demonstrativa para apresentar um significado, idéia ou princípio. A seguir mencionadas são algumas ilustrações alegóricas em poesia.

* Edmund Spenser é A rainha das fadas é um exemplo clássico de alegoria, onde virtudes como verdade, amizade e justiça, são representados alegoricamente.

* Outro exemplo de alegoria poética pode ser visto em Absalão e Achitophel por John Dryden. Neste poema, o poeta usou um esquema satírico para descrever as pessoas mais importantes políticos de sua época, como o duque de Monmouth (Absalão) e conde de Shaftesbury (Achitophel).

* A primeira seção de 14 Inferno de Dante Alighieri, poema épico do século é um exemplo clássico de alegoria. Neste pedaço de poesia, Dante Inferno descrito usando o conceito medieval e também retratou o sofrimento na Terra. Este trabalho tirado Divina Comédia foi seguido pelo Purgatório e Paraíso.

Alegoria em Filmes

Muitos filmes também fizeram o uso da alegoria para criar tramas que capturaram a imaginação do público. Aqui estão alguns dos melhores filmes populares e que melhoraram o prazer do espectador e criou um impacto.

* Metropolis (1927)

* O Mágico de Oz (1939)

* Gojira (1954)

* O Sétimo Selo (1957)

* Blade Runner (1982)

* Pink Floyd The Wall (1982)

* Clube da Luta (1999)

* A Trilogia Matrix (1999-2003)

* X-Men (2000)

* District 9 (2009)

Exemplos Alegoria adicionar camadas de profundidade e significado à arte, seja ela em prosa, do teatro ou poesia. Ela dá ao leitor uma perspectiva diferente, não só como o mundo é, mas também como ele pode existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário