sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Teste de ultra-som - Equipamentos de Inspeção ultra-sônica


Curtos impulsos de ondas de ultra-sons são utilizados no processo de teste de ultra-sons. Esses pulsos de onda estão em uma faixa de freqüência de 0,1 - 15MHz e às vezes pode chegar a até 50MHz. O teste é composto por equipamentos de inspeção de vários ultra-sons ou unidades funcionais, como gerador de impulsos ou receptor, transdutores de instrumentação, padrões de calibração e dispositivos de exibição. Inspeção ultra-sônica encontra a sua aplicação na avaliação de materiais utilizados na indústria aeroespacial, automotivo e transportes. Aqui, eu listei abaixo, os princípios dos testes de ultra-som e os equipamentos utilizados para inspeção ultra-sônica.

Princípios

Em testes de ultra-sons, as ondas de ultra-sons são introduzidos os materiais, a serem testados, através do transdutor. A gama de frequências dessas ondas é para além da gama audível humano, e as ondas se propagam na forma de vibração de partícula. Estas ondas atravessar em linha recta com uma velocidade uniforme, até ao seu caminho é obstruída por qualquer descontinuidade na superfície. Ao bater contra a falha, reflexão e transmissão da energia das ondas tem lugar ao mesmo tempo. O transdutor converte a porção reflectida da onda num sinal eléctrico que é alimentado a um dispositivo de diagnóstico para exibir os resultados. Este processo é utilizado para medir o tamanho do reflector e também o intervalo de tempo entre a transmissão ea recepção do sinal. O tempo de viagem do sinal permite o cálculo da distância que a onda viajou, ea localização e orientação do reflector.

A magnitude da frequência depende da natureza do material de teste. Baixa freqüência vigas têm efeito maior penetração devido ao menor atenuação. Ondas de baixa frequência ultra-sons podem ser utilizados para superfícies ásperas, uma vez que eles estão espalhados menos. No entanto, os resultados para a detecção de defeitos menores ou alterações no material não é eficiente como a divergência torna-se maior com as ondas de ultra-sons de baixa frequência. Feixes de alta freqüência produzem resultados mais eficazes em caso de pequenas imperfeições. No caso de ondas ultra-sónicas produtoras de divergência pequena, um feixe concentrado pode ser lançado nos materiais de teste. No entanto, devido a uma maior atenuação (atenuação é definida como a redução gradual na intensidade de qualquer tipo de fluxo através de um meio), ondas de alta frequência não pode penetrar maiores profundidades.

O transdutor de ultra-som, utilizado no teste nada mais é que um sensor ultra-sônico, que converte a energia em ondas sonoras de alta freqüência. Os transdutores trabalha com o princípio semelhante a um sonar ou radar. Este princípio é igualmente utilizado em anemômetros, umidificadores, sonar, médico ultra-sonografia, etc

Vantagens dos testes de ultra-som sobre outro NDT (ensaios não-destrutivos).

1. Ele permite a detecção de imperfeições extremamente pequenas de um material.

2. Ele fornece resultados precisos para as medições dimensionais e características de objectos de teste.

3. O teste pode ser realizado num único lado com a reflexão ou o modo de pulso-eco.

4. Através da utilização de procedimentos automatizados e por via electrónica, resultados de inspeção instantânea e imediata e interpretação de imagens detalhadas podem ser alcançados.

5. O uso de ondas ultra-sônicas para testes é uma operação não-perigosos.

Limitações de Testing.1 Ultrasonic. A superfície de ensaio deve ser acessível para o transdutor, para lançar a energia sonora ou onda para o objeto.

2. Espécimes de teste que são maneira muito irregular nas suas características dimensionais efectuar a inspecção difícil, ou impossível, em alguns casos em que possam causar mais do que alguns ecos geométricas.

3. O teste deve ser seguido por uma limpeza adequada da superfície de teste e remoção de qualquer escala solto ou pintura, de modo que o contacto requerido pode ser feita entre a sonda eo objecto.

4. Para garantir um movimento efectivo de ondas de ultra-sons ou de energia entre o transdutor e da superfície a ser inspeccionado, um meio de acoplamento (uma camada fina de uma mistura uniforme ou homogeneizada de um polissacárido ou diassharide e água) tem de ser aplicada entre a transmissão e recepção de superfície de o transdutor eo espécime de teste. Assim, a utilização de base de água couplants exigirá itens que são resistentes à água.

5. Se uma descontinuidade no item tem sido orientada no sentido paralelo ao ultra-som, há chances de que ele pode passar despercebido.

O conteúdo acima em relação ao teste ultra-som e inspeção apresenta uma versão simplificada do procedimento. O equipamento utilizado no presente processo também têm sido explicado em breve. No entanto, para efectuar a operação de forma eficaz, muito mais deve ser conhecida sobre os detalhes do fenómeno de ultra-sons. Somente técnicos qualificados e extensivamente treinado pode realizar um processo tão complexo científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário